Back to Blog

Indicadores de Recrutamento e Seleção para Startups

Gabriela Navarro

Ainda falta um tanto pro seu tempo correr macio, ou já fez as pazes com esse mano velho?

Pois é, a nossa inimizade com o tempo não é só canção, mas coisa antiga, seja no amor, na arte ou nos negócios. Mas ainda será assim por quanto tempo?! 

Se a regra é fazer as pazes com o tempo, por que então muitas Startups, mesmo com a já caducada manchete de que o mercado está sob constante mudança, ainda relutam em deixar essa velha ficha cair? 

E se estamos falando de tempo, será que ele seria um dos Indicadores para olhar no momento de uma contratação?

Faça então estes 4 levantamentos: 

  • Custo e tempo exigidos nas contratações passadas (considerando vaga e área);
  • Número de desistências durante processos anteriores de Recrutamento e Seleção;
  • Taxa de turnover de contratações recentes.

A aplicação desses primeiros 4 Indicadores já nos ajuda muito a vetarmos quaisquer reincidências de erros, e permanecer no erro - parafraseando Bruna Alencar - está muito além da burrice; é estar fadado a um fracasso lento para então ver-se, anos depois, vivendo uma tentativa desesperada de retomada de controle.

Não precisamos ser outro John Daily de “O Monge e o Executivo” na vida real, precisamos? 

Faça como os perfis visionários. Antecipe-se!

Agora, deixando de lado a literatura de auto-ajuda e, considerando que você tem interesse em Indicadores de Recrutamento e Seleção para a sua Startup, voltemos nossos olhos atentos para uma eficácia de RH aplicada ao momento presente e, para isso, irei adicionar estes outros 3 Indicadores de Recrutamento e Seleção: 

  • CVs recebidos;
  • Entrevistas por vaga;
  • Pessoas com pretensão acima.

CVs recebidos

Tenha a sua quantidade sob controle, assim você saberá qual o melhor canal de publicação que lhe renderá bons CVs, além de mapear a proporção “Quantidade x Qualidade”.

Procure ter sempre em mente que um CV balanceado em prós e contras não lhe paga o tempo dessa dúvida, assim como não vale a um bilionário debruçar-se ao chão por 100 reais, pois esse valor não paga seus 3 segundos gastos pra isso, ou - trazendo exemplos em outro cenário - de que vale contratar o mais virtuose dos instrumentistas se ele não souber ler partitura?!

Opte sempre por CVs com acúmulo de prós! Isto é, CVs recebidos e QUALIFICADOS! 

Pense que, em uma mão, você tem aquele craque que é fominha e péssimo em finalizações e, na outra, o jogador habilidoso com excelente visão estratégica e espírito de equipe. Quem você contrataria?!

Entrevistas por vaga

Muita atenção ao número de candidatos para a vaga. Isso pode dizer muita coisa. 

A pouca procura denuncia um mercado concorrido e indica que há headhunters fazendo muito bem a lição de casa. Já a alta procura pode indicar um acúmulo de perfis com experiência prévia, porém com falta de qualificação. Redobre a atenção quando há muita gente de mesmo perfil para poucas vagas.

E note que, se há muitos candidatos, aponta-se aí uma provável escassez dessa vaga no mercado, exigindo uma proposta mais cuidadosa e uma pesquisa do valor ofertado pela concorrência. 

Pretensões acima

Já no caso de CVs com pretensões acima, livre-se deles e tente manter o foco.

E se a regra ainda é fazer as pazes com o tempo, então que tal evitar perdê-lo numa etapa futura onde esse tempo já provou ser absolutamente valioso?! Antes de agendar uma entrevista, faça uma pré triagem por telefone para confirmar os requisitos essenciais à vaga.

E como último Indicador de Recrutamento e Seleção, temos os Canais de Contratação. São os mais importantes: quadro de vagas, redes sociais, indicações, ferramentas externas (softwares de recrutamento) e CVs antigos. Lembre-se:

BOA TRIAGEM GERA TEMPO!

E para você melhorar ainda mais os seus Indicadores de Recrutamento e Seleção, aqui estão as seguintes dicas:

Em seu quadro de vagas use palavras-chave relevantes para as vagas e as áreas, e que elas abarquem também quais os requisitos indispensáveis às funções esperadas. Busque uma descrição criativa, cativante e inspiradora, que evoque emoções, desperte a curiosidade e transmita a cultura da sua empresa. 

E mais… não basta apenas ser inteligente e criativo ok, também precisamos ser digitais e um tanto modernizados! 

Tenha um website organizado e limpo, pelo amor… e, mais do que nunca, que contenha uma página de Carreira da empresa! Um possível candidato à sua empresa certamente buscará essa página em seu website.   

Tenha um Facebook, Instagram, LinkedIn ou qualquer outra rede social bem ativa! 

Lembre-se que novos talentos são pessoas jovens, e pessoas jovens gastam horas em redes sociais! Estas plataformas tem o extraordinário poder de serem, quando usadas conjuntamente, excelentes veículos de divulgação. 

Um post sobre uma determinada vaga terá uma escala de alcance N vezes maior se feita através delas, acredite! Muito mais do que se divulgada em apenas um site ou plataforma específicos.

UTILIZE SEU SITE E REDES SOCIAIS PARA DIVULGAR VAGAS!

Muitas agências e departamentos de Recrutamento e Seleção tem rastreado perfis de candidatos em plataformas (p. ex. Manatal, Pipefy, entre outros) que utilizam recursos de IA para gerar recomendações mais assertivas. São ótimas opções onde sua empresa pode agregar e monitorar seus Canais de Recrutamento com economia de tempo e esforço consideráveis.

Além destes, os softwares de Talent Acquisition Software (TAS) e de Applicant Tracking System (ATS) são os 2 mais populares tipos de softwares de RH para estratégias de Recrutamento baseadas em dados, segundo a plataforma europeia JOIN Solutions AG, fundada em 2018.

OLHE PARA DENTRO! 

Encoraje seus colaboradores a indicarem profissionais! Oferecer bonificações (dinheiro, comida, cerveja, etc) em troca de referências é uma boa forma de ter o custo e o tempo de prospecção por talentos no mercado reduzidos a ZERO! Quem sabe sua empresa ainda não é premiada com a indicação de um novo talento! 

E em último, mas não menos: o mercado muda e, junto dele, as necessidades dentro da sua empresa. Revisite antigos CVs! Quem sabe outro novo talento já não esteja aguardando bem aí?! 

E o seu RH?! Teria ele mais agilidade e eficiência se aplicasse em conjunto todos esses Indicadores de Recrutamento e Seleção?  

Quer bater um papo sobre Indicadores de Recrutamento e Seleção? 

Nós da Mova RH estamos aqui à sua disposição!

Precisa de ajuda com sua Startup para obter resultados mais efetivos na contratação? Não hesite em falar com a Mova RH!

Espero que tenha aproveitado a leitura!

Mais posts do blog

C-level as a service: tudo que você precisa saber sobre esse novo modelo de contratação

Você já imaginou contratar um executivo de alto escalão para sua empresa, alguém com vasta experiência e reputação consolidada no mercado, mas pagar apenas uma parte do seu salário? Isso é possível com o C-Level as a Service (CaaS). O C-Level as a Service é uma tendência de contratação que permite que profissionais de alto nível (como CFOs, CEOs, COOs, CMOs, CHR, entre outros) atuem em várias empresas ao mesmo tempo. É uma espécie de contratação sob demanda. Neste artigo vamos falar um pouco sobre esse modelo de contratação e mostrar 4 motivos para adotá-lo na sua empresa.

Read Story

Mulheres no mercado de trabalho: avanços conquistados e os desafios que ainda precisam ser vencidos

Atualmente, as mulheres estão conquistando espaço no mercado de trabalho, mas sua presença ainda é 20% inferior à masculina. Elas até conquistam cargos de liderança, mas segundo dados do o IBGE mesmo nesses cargos as mulheres recebiam apenas 77,7% do rendimento dos homens. Neste artigo vamos mostrar como você pode ajudar a mudar o cenário atual.

Read Story

Os perigos que a falta de processos definidos trazem para sua empresa

Na era marcada pela velocidade dos acontecimentos, onde tudo acontece rapidamente, os processos muitas vezes são negligenciados. Mas sabia que isso pode ser um perigo para o seu negócio?

Read Story