Back to Blog

Inteligência emocional como competência profissional.

Gabriela Navarro

75 a 375 milhões de pessoas deverão aprender novas competências até 2030.

Segundo um estudo da McKinsey de 2017, entre 400 a 800 milhões de profissionais, irá perder seus trabalhos para a automação. Com isso a maioria dos CEOs se preocupam que seus funcionários não desenvolvam as competências necessárias para que a empresa ou startup precise para manter em constante inovaçãoe posição no mercado.

Dessa forma quais serão as competências procuradas nos profissionais?
  • Pensamento inovador e analítico
  • Aprendizado ativo
  • Criatividade e iniciativa
  • Pensamento sistêmico
  • Resolução de problemas complexos
  • Liderança e Influência Social
  • Racionalidade e ideação
  • Análise e avaliação de sistemas
  • Tecnologia, design e programação
  • Inteligência emocional - Sendo a Inteligência Emocional uma das principais competências para o profissional do futuro

A inteligência emocional envolve, primeiro uma autoconsciência que nada mais é que se conhecer e entender as respostas das suas emoções. Quando você traz para a consciência as suas emoções, você consegue fazer um autogerenciamento, ou seja, ter um autocontrole, se adaptar e principalmente ter uma perspectiva de melhoria; uma perspectiva positiva.

Por exemplo, para pessoas explosivas: "Senti que uma fala do meu par me incomodou e deu vontade de explodir e sair gritando. Tenho conhecimento dessa explosão que está crescendo em mim, gerencio ela e o principal,tenho uma perspectiva positiva de que não irei deixar a emoção tomar conta de mim."

Feito todo esse mecanismo você atinge uma consciência organizacionale uma consciência social do meio que você está inserido, gerando empatia pelo grupo.

E daí sim você passa a gerenciar relacionamento, uma vez que através da empátia e da consciência organizacional, você consegue colocar em pratica a influência, o trabalho em equipe e administrar conflitos, impactando positivamente os outros ao seu redor, sendo um líder para si (lembrado que primeiro somos líderes de nós mesmos) e para os outros.

Quais são os problemas de não ter inteligência emocional?

Quando o colaborador e principalmente os que fazem gestão diretamente de outros não possuem inteligência emocional, as emoções e medos impactam negativamente a equipe que ele está inserido, porque a equipe passa a absorver os mesmos medos e inseguranças e ao longo do tempo e intensificando essas emoções, passa a contaminar outras áreas próximas, gerando um ambiente toxico.

Por isso é tão importante capacitar e fazer uma seleção certeira dos líderes que você coloca na sua empresa. Pois eles são o reflexo detoda uma equipe abaixo dele.

O papel do RH é identificar competências que preencha o papel de um bom líder para aquela organização e de medir constantemente o clima e a cultura da empresa, para que possa agir em parceria com o líder.

Mais posts do blog

C-level as a service: tudo que você precisa saber sobre esse novo modelo de contratação

Você já imaginou contratar um executivo de alto escalão para sua empresa, alguém com vasta experiência e reputação consolidada no mercado, mas pagar apenas uma parte do seu salário? Isso é possível com o C-Level as a Service (CaaS). O C-Level as a Service é uma tendência de contratação que permite que profissionais de alto nível (como CFOs, CEOs, COOs, CMOs, CHR, entre outros) atuem em várias empresas ao mesmo tempo. É uma espécie de contratação sob demanda. Neste artigo vamos falar um pouco sobre esse modelo de contratação e mostrar 4 motivos para adotá-lo na sua empresa.

Read Story

Mulheres no mercado de trabalho: avanços conquistados e os desafios que ainda precisam ser vencidos

Atualmente, as mulheres estão conquistando espaço no mercado de trabalho, mas sua presença ainda é 20% inferior à masculina. Elas até conquistam cargos de liderança, mas segundo dados do o IBGE mesmo nesses cargos as mulheres recebiam apenas 77,7% do rendimento dos homens. Neste artigo vamos mostrar como você pode ajudar a mudar o cenário atual.

Read Story

Os perigos que a falta de processos definidos trazem para sua empresa

Na era marcada pela velocidade dos acontecimentos, onde tudo acontece rapidamente, os processos muitas vezes são negligenciados. Mas sabia que isso pode ser um perigo para o seu negócio?

Read Story