Vê a imagem acima?! Vamos compreender esta cena…
Quando, ao entrar no palco, um maestro "dá a mão" ao primeiro violinista, ele está, na verdade, cumprimentando TODA A ORQUESTRA. Se aplicarmos esta mesma cena ao mundo business, podemos afirmar então que, quando um CEO, líder ou diretor(a) "dá a mão" ao RH, ele está, na verdade, cumprimentando TODA A EMPRESA.
Para elucidar esta afirmação e então chegar à IMPORTÂNCIA DE UM RH EXTERNO, acredito que, primeiramente, preciso explicar a REAL importância de TER um RH e, para isto, iniciarei com “arcos” e “batutas”…
Quem frequenta hoje salas de concerto está habituado a ver regentes conduzindo suas orquestras, certo? Porém, você acreditaria se eu lhe dissesse que, até meados do século XIX, quem comumente ocupava a função de Regente era o violinista principal?! Pois então…
Imagine só essa pessoa tendo que estudar minuciosamente a partitura de todas as peças, definir todas as principais arcadas para cada naipe de cordas (1os e 2os violinos, violas, cellos e baixos), ajustar cada nota, dinâmica e tempo errados durante os ensaios, cuidar de toda a agenda e da direção geral da orquestra e ainda REGER cada concerto!
Tarefa difícil, não?! Pois sim, e logo perceberam isso…
Com o passar do tempo então, a presença de uma figura que fosse unicamente responsável pela condução e direção da orquestra, tanto durante os ensaios quanto em concertos, foi tornando-se cada vez mais urgente.
Alguém exclusivamente dedicado a toda direção e regência poderia não somente aliviar essa carga do violinista principal - também chamado de spalla - como tornar ambas as funções consideravelmente mais assertivas.
A execução dos repertórios cresceu, pois com tarefas divididas foi possível abarcar e preparar mais peças, além de toda a orquestra ter elevado seu nível de execução, pois agora havia uma mente focada em estudar técnica, ler partitura, definir arcadas e auxiliar boa parte dos naipes, e outra exclusivamente atenta às notas tocadas, ao tempo, dinâmica e andamento de toda a orquestra.
Por que arcar com uma multiplicidade de tarefas, onde cada uma precisa ser bem cumprida, quando se pode delegar tais funções a outra(a) profissional preparada(o) e seguramente competente para exercê-las?
NÃO SEJA AO MESMO TEMPO O CEO E O RH DE SUA EMPRESA!
Delegue funções!!!
É essencial ter alguém atento somente ao Recrutamento e Seleção, por exemplo. Essa pessoa irá cuidar do contato com cada candidata(os), do phone screen, do agendamento e planejamento das entrevistas, assim como de todo o processo que envolve a contratação de novos colaboradores.
Você, enquanto CEO, líder ou diretor de sua empresa, deveria esforçar-se, sobretudo, no desenvolvimento de ESTRATÉGIAS, e não em questões de RH.
O RH, claro, trata-se também de um setor estratégico, pois faz a captação de novos talentos, capacita e engaja os colaboradores e deve ter participação ativa na tomada de decisões. É responsável por, através do gerenciamento dos processos e de uma observação cuidadosa dos dados da empresa, entregar à liderança as metas da empresa.
Mas a questão aqui é compreendermos que, quando há, dentro de uma empresa, um setor ESPECÍFICO administrando tudo o que é concernente à CLIMA ORGANIZACIONAL, ENGAJAMENTO, EMPLOYEE EXPERIENCE, PEOPLE ANALYTICS e PERFORMANCE dos colaboradores, ocorre ali - e entendamos que necessariamente ocorre ali - um fortalecimento cultural, ou seja, cria-se maior:
- Engajamento das Equipes;
- Redução da Rotatividade;
- Comunicação Interna;
- Satisfação e Motivação dos Colaboradores.
Um RH também pode contar, p. ex., com softwares de gerenciamento de pessoas, o que certamente agrega e em muito à qualidade e à eficácia de seu trabalho, porém - e se faz importante ressaltar -, o uso de softwares NÃO É um limitador para a idoneidade de seus serviços.
O que quero exaltar aqui é que, amparado ou não por softwares ou quaisquer outros recursos digitais, o RH é FUNDAMENTAL para que haja uma introdução, manutenção ou até mesmo uma saída SAUDÁVEL de um colaborador.
Segundo Jacob Morgan, autor de best-sellers sobre Futuro e Liderança, Employee Experience e Organização Colaborativa,
TUDO O QUE ESTÁ RELACIONADO A PESSOAS DEVERIA SER MEDIDO CONTINUAMENTE!
E para que essas medições de pessoas sejam contínuas e idôneas, ou ainda em outras palavras, para que se construa uma EXCELENTE Liderança, Organização e Experiência (de seus colaboradores), e para que haja um REAL SUPORTE à GESTÃO EMPRESARIAL de sua empresa, é imprescindível a existência ATUANTE de um RH!
Então, quase concluindo-se a elucidação inicial, o RH de uma empresa seria o spalla de uma orquestra, e o CEO/diretor/líder/gestor, o seu regente.
Consegui, até aqui, ajudar-lhe a enxergar a importância de contar com um RH? (esteja este atuando DENTRO ou FORA de sua empresa).
Se a resposta for sim, então agora, vamos às VANTAGENS de contar com um RH ou com CONSULTORES EXTERNOS!:
- Capacitação: conseguem identificar problemas que “escapam" aos olhos dos gestores, podendo assim construir melhorias que motivem e engajem os colaboradores e que aprimorem suas relações com as lideranças;
- Estratégia: enxergam com maior clareza pontos a serem explorados e realizam, através do Executive Search, uma profunda análise dos negócios e da organização, oferecendo soluções que auxiliam os gestores à implementação de mudanças que se façam necessárias;
- Eficiência e Agilidade Processuais: aprimoram o processo de Recrutamento e Seleção, promovendo uma maior rentabilidade a partir de contratações mais assertivas (mapeiam previamente profissionais mais preparados e com maiores chances de se adaptarem à cultura organizacional de sua empresa), reduzindo, desta forma, o turnover;
- Banco Atualizado de Talentos: através de softwares de gerenciamento de pessoas, consultores externos tem acesso a um banco de talentos sempre atualizado e a Headhunters experientes no mercado;
- Imparcialidade: consultores externos, durante uma sessão de feedback, não agem sob uma escuta “tendenciosa” por não conhecerem a(o) colega a quem outro colaborador se referiu, contribuindo assim para um Clima Organizacional mais confiável e saudável;
- Custo: p. ex., no caso do RH Externo da Mova, nossos clientes contam com uma equipe de especialistas em RH no valor de um/uma profissional sênior!
Um CEO/diretor/líder/gestor pode certamente promover um ambiente mais saudável e desenvolver seus talentos a partir de uma relação menos hierárquica e mais holística, assim como uma/um Regente é capaz de implementar um ambiente de trabalho mais igualitário e respeitoso, fazendo assim com que o espírito de grupo/equipe dentro da orquestra desenvolva-se de maneira muito mais orgânica e saudável.
É fácil compreender a relação entre estes dois universos e o papel e a influência que seus respectivos líderes exercem sobre eles.
Agora, nem todes nós sabemos qual a real importância de um SPALLA dentro de uma orquestra, assim como nem todes nós compreendemos a real importância de um RH dentro de uma empresa.
E aqui encerrando a elucidação, sem um spalla, a orquestra perde seu NORTE de técnica, dinâmica e até de interpretação, pois mesmo tendo à sua frente uma figura gestualmente rica lhe conduzindo, ela NÃO TEM UM INSTRUMENTO NA MÃO!
O profissional capacitado para isso é o SPALLA!
Ou seja, uma figura de liderança pode muito bem saber conduzir e definir estratégias, mas ela NÃO TEM UMA VISÃO GERAL, ARROJADA E IMPARCIAL DOS COLABORADORES E DE TODAS AS SUAS RELAÇÕES!
O “profissional” capacitado para isso é o RH EXTERNO!
O RH EXTERNO da Mova - através do seu mindset de RH interno, está pronta para ajudar sua empresa a motivar e a engajar seus colaboradores, a encontrar soluções rápidas para implementação de mudanças, a tornar mais ágeis os seus processos e a encontrar o talento perfeito!
Teremos prazer em ajudar sua empresa!!!
Espero que tenha aproveitado a leitura!!!